GAZA É AQUI!*

Todos os dias lemos comentários de pessoas indignadas com a guerra no Oriente Médio. A guerra começou no dia 25/06, e em 34 dias já havia 1.030 mortes, realmente um absurdo. No entanto, aqui no Ceará, somente no primeiro semestre deste ano 2.367 pessoas foram assassinadas. Numa conta rápida são 394 pessoas por mês, uma média de 13 pessoas mortas por dia.

Na guerra santa do Oriente Médio os filhos de Abraão (de ambos os lados) usam mísseis teleguiados, armamento capaz de matar dezenas de pessoas em um único disparo, sem contar os tanques, granadas e outros artefatos de guerra com grande poder de letalidade. Aqui, em terras alencarinas, as mortes ocorrem no estilo centenário da primeira guerra mundial: Corpo a corpo. O sangue da vítima escorre nas mãos do seu algoz.

Para ocidentais adaptados a conviver em uma anocracia (semidemocracia) regional, onde os colégios que merecem mais investimentos não são os educacionais, mas os eleitorais (antes chamados de currais), é fácil pensarmos a violência como algo intratável. Por vezes, essa violência é estimulada pela arrogância de homens públicos encobertos pela capa da imunidade, contumazes em ignorara as leis e desmoralizar as autoridades constituídas responsáveis por manter a ordem.

Policial Pensador

Uma frase atribuída a Stálin "Uma morte é uma tragédia; um milhão de mortes é uma estatística" é corroborada pelo comportamento dos cristãos cearenses. Agindo com uma inerte apatia a população cala diante da pilha de corpos de seus conterrâneos. Escuta-se apenas o incomodo silêncio de todos.

Mas em vários momentos da história, comunidades ficaram tão fartas de matança que fizeram o que os criminologistas chamam de ofensiva civilizadora, ou seja, um esforço deliberado de setores de uma comunidade para conter os valentões e restaurar a vida civilizada.

Conclamamos aos cristãos a orar não apenas pela paz em Israel. Sugerimos pedirem nas suas orações a intervenção divina para evitar a morte diária de mais cearenses. Sugerimos também aos cristãos saírem dos seus templos, ganharem suas comunidades e iniciarem essa ofensiva civilizadora, já que outras prioridades de ocasião ocupam o tempo das autoridades que deveriam agir e optam por um discurso que suaviza o seu fracasso.

Esqueçamos um pouco os filhos de Abraão. Voltemos nossa atenção para os nossos irmãos mais próximos.

Misericórdia Senhor!


*Escrito por Plauto de Lima, Major da Polícia Militar do Ceará

Seja você também um Policial Pensador. Contribua com este espaço enviando textos, fotos ou reportagens sobre Polícia, Política e Segurança Pública no Brasil e no mundo. 
E-mail: pensadorpolicial@gmail.com

#Compartilhar:

2 comentários to ''GAZA É AQUI!*"

Comentarios

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››