UM TERÇO DOS POLICIAIS BRASILEIROS PENSA EM SAIR DE SUAS INSTITUIÇÕES.

Segundo pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em que foram consultados profissionais de diversas instituições, como policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais, 34,4% destes profissionais pensam em mudar de profissão “assim que houver outra oportunidade profissional”.

Ainda segundo a pesquisa, 38,8% dos profissionais, caso pudessem escolher, não optariam novamente pela carreira policial. No entanto, 55,1% ainda pensam em se aposentar na instituição em que trabalham atualmente.

Antes Guarda Municipal do município de Fortaleza, o jovem Walderlei Maia tinha o sonho de seguir a carreira de oficial PM. No entanto, como o agora ex-oficial escreveu em sua página pessoal, “o que era sonho virou pesadelo”. Hoje, após 7 anos e meio como policial militar, é Técnico Ministerial do Ministério Público do Ceará e também foi aprovado no concurso para Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do Ceará, aguardando nomeação.

O Policial Pensador ouviu o ex-oficial da Polícia Militar.

Policial Pensador: Você saiu da Polícia Militar, mesmo estando na carreira que leva até o topo da hierarquia da Corporação. Quais os motivos?

Walderlei Maia: Excesso de trabalho.

Policial Pensador: Só isso?

Walderlei Maia: Ausência de valorização por parte da instituição e da sociedade. Baixa remuneração. Militarismo.

Policial Pensador: O que há de bom na carreira da Oficial da PM?

Walderlei Maia: A oportunidade de liderar, mas pra isso, o oficial deve esquecer sua vida particular e viver em função da instituição. Um preço muito alto, o qual não estou disposto a pagar.

Policial Pensador: Você acha que esses problemas decorrem de má administração da corporação ou do próprio modelo institucional (militar)?

Walderlei Maia: Do modelo militar, pois em decorrência deste, nascem outros problemas como o sufocamento dos agentes públicos, que não podem expor críticas a seus gestores.

Policial Pensador: E no modelo civil isso é possível?

Walderlei Maia: O modelo civil de gestão é o que mais se aproxima ao modelo democrático. Assim há maior espaço para novas ideias, gerando o engrandecimento da instituição.

Policial Pensador: O que recomenda aos policiais militares? Que caminho indica para a melhoria das polícias ostensivas estaduais?

Imagem divulgada pelo ex-oficial em sua página pessoal
Walderlei Maia: Recomendo que estudem, a não ser que sejam "vocacionados", e procurem outras carreiras que valorizem mais o agente público. Como as polícias estaduais são militarizadas e totalmente controladas pelos governadores, não há muito o que tentar melhorar.

Policial Pensador: Você acredita que apenas pessoas vocacionadas podem servir na PM? Por quê?


Walderlei Maia: Sim, porque sempre há pessoas que não costumam questionar o porquê de determinado "status quo", ou que questionam, mas conseguem tolerar o que lhes é imposto sem grandes problemas.

#Compartilhar:

Sem Comentario to " UM TERÇO DOS POLICIAIS BRASILEIROS PENSA EM SAIR DE SUAS INSTITUIÇÕES. "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››