O excelente discurso do comandante geral da PMERJ aos novos oficiais.

No dia 14 de novembro deste ano, o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Ibis Silva Pereira, palestrou, junto com ativistas e pesquisadores do movimento negro, para a turma de cadetes que finalizam o 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO),  que serão aspirantes a partir de janeiro de 2015.

Coronel Ibis, Comandante Geral da PMERJ. (Foto:Urbano Holanda/Agência O Globo)

Chamou a atenção, até mesmo dos especialistas do movimento presentes, a propriedade e o conhecimento demonstrados pelo Coronel Ibis, além de sua preocupação com os Direitos Humanos e com as boas práticas policiais. Vale a pena ler o que o jornalista e sociólogo Marcos Romão escreveu em seu blog sobre o discurso do coronel:


O escutei falar para seus alunos, os novos oficiais da PM, que eles haviam aprendido o que era Dignidade Humana que eles terão a obrigação de defender na sua nova profissão de policial. Disse que policial é para defender a dignidade humana e a vida de todos. Que a condição humana da pessoa, continua a existir, mesmo quando ela comete um crime. Que um policial deve ser rigoroso ao prender, mas que sempre respeite a legalidade democrática. Quem não respeita a dignidade humana pode ser tudo, menos um policial.


Creio que a sociedade como um todo, só espera isto. Pois tendo dignidade e sendo respeitado o direito à vida que cada um tem, toda a sociedade, inclusive os policiais poderão viver sem medo de seus familiares, amigos e vizinhos.

Quando lemos tais palavras e ouvimos o discurso do coronel Ibis, percebemos que podemos sim, ter esperanças e continuar lutando por mudanças e por uma nova polícia, cada vez mais adequada ao Estado Democrático de Direito.

O Policial Pensador se alegra e parabeniza o coronel Ibis, desejando que ele continue  disseminando suas palavras, dentro e fora da corporação.


Ouça aqui o discurso do coronel Ibis na íntegra:









#Compartilhar:

Um comentário to ''O excelente discurso do comandante geral da PMERJ aos novos oficiais."

Comentarios
  1. Tudo falácia!

    Já que ele está tão preocupado assim com a dignidade da pessoa humana, porque ele não defende e apoia a desmilitarização?

    Como os Soldados irão tratar com dignidade as demais pessoas se, nos quartéis, são humilhados e sofrem assédio moral à todo instante, podendo, inclusive, serem presos? Isso, aí, ele não fala...

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››