O Policial Pensador visita os metrôs de Londres e Paris: futuros possíveis


O Policial Pensador esteve visitando Londres e Paris, de olho na segurança pública. Chamou a atenção do Policial a forma com que a vigilância do metrô ocorre nas duas cidades, bem como o comportamento de seus respectivos cidadãos.

Londres é considerada a cidade mais vigiada do mundo, com um 1, 2 milhão de câmeras nas ruas. Isso tem sérias consequências ao direito fundamental à privacidade dos cidadãos. Lá, o metrô possui uma limpeza e organização extrema e tanto as câmeras quanto os fiscais são vistos por todos lados. No entanto, já é possível encontrar estações sem catracas. O passageiro pode entrar livremente, tendo apenas que encostar seu cartão na máquina de controle. Não foram vistos cidadãos pulando catracas. Não se pode afirmar que a disciplina extrema dos ingleses está introjetada por completo e eles já não precisam da fiscalização ou se a autodisciplina é, na verdade, gerada pelo controle das câmeras.

Aspecto de uma estação do metrô em Londres. (Foto:Wikipedia)
Já Paris é muito diferente. O metrô é sujo em muitas estações e não é raro ver os parisienses pulando a catraca e mesmo ajudando uns aos outros a fazer o mesmo. Não há tanta vigilância ou fiscalização. O clima é de certa liberdade. Um turista brasileiro deu o seguinte depoimento sobre sua experiência, ocorrida neste ano:

Nunca vi metro mais bagunçado na Europa. Me fez lembrar o Brasil quando estive lá, e a única coisa que tu não quer é lembrar do Brasil na Europa né, gente? Pessoas pulando catraca TODA HORA, até pessoas de mais idade… incrível como uns ajudam os outros também. Os próprios funcionários do metro vêem e nada fazem, é normal já.

"Pule a catraca e você pode encontrar com um controle de passagens na plataforma",
diz a imagem da campanha do Metrô em Paris. (Foto: RG
)

Já outra brasileira, que morou em Paris por um ano, com quem o Policial Pensador conversou, disse que considera tais hábitos dos parisienses como uma expressão de “saúde” daquela sociedade.

Essas situações podem nos levar a uma reflexão. Temos aí claramente dois modelos de sociedade. Qual dos dois tipos é mais agradável e adequado à sociedade brasileira? A discussão está lançada.


#Compartilhar:

2 comentários to ''O Policial Pensador visita os metrôs de Londres e Paris: futuros possíveis"

Comentarios
  1. Paris e Londres podem ser comparadas com São Paulo.
    Três cidades de importância global, que recebem gente
    de toda parte. Não conheço nenhuma das três.
    Mas o que Londres tem que Paris e São Paulo não?
    Parece que respeito às autoridades e às leis, mesmo
    com a coerção da vigilância onipresente.

    ResponderExcluir
  2. O brasileiro não está preparado para o modelo da realidade inglesa..tais questões passam por um vies cultural que precisa ser trabalhado durante anos...sem falar na vontade política e modelo estrutural das nossas cidades.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››