A luta das formigas e as declarações do ministro da justiça

Quando eu era criança, tinha uma diversão macabra: adorava colocar formigas para brigar. Eram umas enormes, que nós chamávamos “formigas de roça” aqui no Ceará. Havia um problema: após juntar as mandíbulas das formigas para que elas começassem a luta, elas, inteligentemente, logo se soltavam. A solução foi descoberta ali mesmo, na minha prática. Bastava cortar as antenas. Desorientadas, as formigas então “mordiam” a primeira coisa que encontravam pela frente e apertavam cada vez mais forte, numa tentativa de sair de sua cegueira, certamente. A briga nunca terminava, a não ser quando as duas formigas desorientadas morriam de tanto lutar e sofrer.

Formigas lutando (foto: Alex Wild)

Quando vi uma matéria sobre a última entrevista com o ministro interino da justiça, Alexandre Moraes (PSDB), em que o mesmo critica os investimentos do governo federal em estudos e diagnósticos, feitos nos últimos anos, e afirma que irá priorizar a aquisição de equipamentos bélicos, lembrei imediatamente da sinistra brincadeira da minha infância. Ao invés de fortalecer a orientação de nossas políticas e dos nossos policiais, inclusive realizando pesquisas sobre como reduzir os homicídios no país, esses “práticos”, entre os quais parece se incluir o ministro, pretendem cortar as já fracas “antenas” da segurança pública e, depois disso, veremos então as “formigas” se apertando de lado a lado. O problema é que até uma criança sabe que não haverá vencedores nessa luta e que ela só gerará mais mortes.

Veja matéria sobre a entrevista aqui.

#Compartilhar:

3 comentários to ''A luta das formigas e as declarações do ministro da justiça"

Comentarios
  1. Formigas são grandes trabalhadoras, mas uma simples pisada é capaz de aniquilar várias... E o pé do sistema é beeeeeem grande e pesado.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››