Associação Nacional de Entidades de Praças realiza encontro e define nova gestão

A Associação Nacional de Praças (ANASPRA) realizou, em Florianópolis-SC, seu 13º Encontro Nacional entre os dias 08 e 10 de novembro. Os debates no 13º Encontro Nacional de Praças (Enerp) foram de altíssimo nível, indo muito além da simples melhoria das condições profissionais: foram discutidos Direitos Humanos, relações de gênero, reforma das instituições policiais e política de segurança pública, reconhecendo-se o fracasso do seu modelo militarizado, além de vários outros temas. O Policial Pensador esteve no debate e foi representado pelo tenente Anderson Duarte, conversando sobre as reformas que podem atingir os militares estaduais.

XIII Enerp (08 a 10 de novembro, em Florianópolis-SC)

Para além do brilhantismo de todas as pessoas que palestraram no evento, o cabo da PMSC e presidente da Anaspra, Elisandro Lotin, deu verdadeiras aulas sobre os temas tratados a cada intervenção que fez. Mostra a competência para conduzir a Associação, o que foi confirmado com a sua reeleição como presidente da nova gestão (2017/2020). Vê-lo falando e recomendando, em uma de suas falas, a leitura de "A dominação masculina", obra de Pierre Bourdieu, mostra seu grau de preparo, bem como a importância da educação para a mudança nas políticas de segurança pública.

Por falar em educação, é necessário lembrar que o envolvimento de policiais com a universidade deve ser incentivado. É necessário vencer certo grau de anti-intelectualismo que ainda possa persistir nas corporações, ao mesmo tempo em que os preconceitos com os profissionais de segurança pública, especialmente aqueles que usam uniformes, também devem ser superados no ambiente acadêmico.

A Anaspra, em seu encontro, mostra que os praças devem ser uma das categorias a assumir o protagonismo no debate das mudanças no sistema de segurança pública. Eles, que constituem o maior grupo de profissionais de segurança pública, é que estão à frente dos debates, tanto em suas associações como no Congresso Nacional, através de deputados como o Subtenente Gonzaga (PDT-MG), que também esteve presente no evento. Aos acadêmicos, oficiais e demais interessados nessas mudanças cabe apoiá-los e, quando solicitados contribuir.



XIII Enerp (08 a 10 de novembro, em Florianópolis-SC)

#Compartilhar:

Sem Comentario to " Associação Nacional de Entidades de Praças realiza encontro e define nova gestão "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››