Ouçam os policiais!

Nesta quarta-feira (30), foi divulgada pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas - CPJA, da Escola de Direito da FGV em São Paulo e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com a SENASP. O resultado, que forma um documento chamado “Opinião dos Policiais Brasileiros sobre Reformas e Modernização da Segurança Pública”, pode parecer surpreendente para alguns, mas já é sentido há muito tempo no interior das corporações.

A pesquisa foi respondida voluntariamente por 21.101 pessoas, entre policiais que realizam os cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal (SENASP) e outras que manifestaram interesse, através de e-mail, em responder ao questionário.

Para modernizar as polícias, ouçam os policiais! 


Entre os números da pesquisa, alguns chamam bastante atenção. A maior parte dos respondentes é formada por membros das Polícias Militares (52,9%), seguidos por policiais civis (10,4%), Corpo de Bombeiros (8,4%), Polícia Rodoviária Federal (4,1%) e Polícia Científica (2,3%).

Do total de pesquisados, 80,9% defendem a existência de uma carreira única nas instituições policiais, com concurso único para ingresso na base da carreira. 73,7% defendem a desvinculação entre polícia e Exército (as polícias militares são consideradas reserva do Exército, havendo inclusive uma órgão de controle chamado Inspetoria Geral das Polícias Militares – IGPM, na estrutura do Exército Brasileiro). Além disso, 86,7% do total defende a regulamentação do direito de greve e sindicalização dos policiais militares. Outro dado é um dos mais interessantes: 87,3% dos policiais responderam que o foco do trabalho das polícias militares deveria ser reorientado para proteção dos direitos de cidadania.

Levando em consideração que recentemente o DataSenado, site de pesquisas do Senado Federal realizou uma pesquisa aberta ao público sobre desmilitarização e que a maioria dos que responderam à enquete (54%) foram contrários à mudança, e sabendo que a maior parte dos estudiosos do tema, inclusive a Organização das Nações Unidas (ONU), defende a desmilitarização como um caminho para adequação das polícias brasileiras ao Estado Democrático, em consonância com o que responderam os policiais pesquisados, o Policial Pensador recomenda: ouçam os policiais!


#Compartilhar:

Sem Comentario to " Ouçam os policiais! "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››