Coronel Cerqueira: Policial Pensador e Negro

No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o Policial Pensador homenageia aquele que é uma das principais inspirações para todos aqueles policiais pensadores: Carlos Magno Nazareth Cerqueira. 

Negro, coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e grande defensor dos Direitos Humanos, foi secretário de Polícia Militar do Rio (equivalente a comandante geral) nos dois governos de Leonel Brizola, assumindo o cargo pela primeira vez em 1983, quando introduziu na corporação o conceito de policiamento comunitário. Era extremamente preocupado com a herança da ditadura militar nas políticas de segurança, que resultavam em perseguição e abuso de poder policial contra os pobres e negros das favelas cariocas.

Cerqueira era um grande intelectual e estudioso do campo da segurança desde o início da sua carreira, continuando a escrever mesmo durante suas passagens pelo Comando Geral da PMERJ. São deles as seguintes palavras sobre o problema da militarização da segurança pública:

Tem sido usual as discussões sobre a militarização o enfoque de privilegiar somente o aspecto organizacional das polícias; os debates centram-se na conveniência ou não de uma polícia militar. É importante ampliar o campo dessa discussão, examinando-se outros aspectos deste processo. Analiso a militarização como um processo de adoção e emprego de modelos, métodos, conceitos, doutrina, procedimentos e pessoal militares em atividades de natureza policial, dando assim uma feição militar às questões de segurança pública. (CERQUEIRA, 1998, p.139)


O Coronel Cerqueira foi brutalmente assassinado em 1999, já na reserva remunerada, quando saía do prédio em que ficava o Instituto Carioca de Criminologia, local em que trabalhava ao lado de Nilo Batista. Ficou o legado e o pensamento de um policial negro que lutou por um Brasil menos desigual e uma polícia mais próxima da sociedade.

Capa do livro "Sonho de uma polícia cidadã"

Veja aqui o link para o livro “Sonho de uma polícia cidadã”, com textos do Coronel Cerqueira e entrevistas sobre esse grande pensador.

Referências

CERQUEIRA, C. M. N. Questões Preliminares para a Discussão de um Proposta de Diretrizes Constitucionais sobre a Segurança Pública. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v.22, abr.1998.


#Compartilhar:

Sem Comentario to " Coronel Cerqueira: Policial Pensador e Negro "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››