De mero Joaquim a herói das polícias: um conto sobre Tiradentes.

No dia de Tiradentes (21 de abril), o Policial Pensador apresenta um conto sobre esta figura histórica tão importante para as polícias brasileiras. Confira!

"O Joaquim era um cara controverso. Filho de pais pobres, que morreram bem cedo, o Joaquim tentou de tudo pra se dar bem na vida. Foi auxiliar de dentista, vendedor, minerador e, por último, militar. Como queria ser importante, procurou entrar na Força militar como oficial, no posto de Alferes. Lá, os nobres oficiais tiravam a maior onda com o Joaquim... “Olha o Tiradentes!”, diziam por conta da função exercida pelo pobre Joaquim. E não é que o “ferro” – palavra militar usada para apelido – pegou?! Tiradentes era o nome que ele usava no seu cotidiano.

É, mas não seria fácil para o Joaquim crescer na carreira militar... Sua proximidade com os pobres aliada ao seu carisma e tendências políticas deixavam o Estado-Maior de cabelo em pé. Nem seus colegas de turma se aproximavam dele. O cara era meio louco. Em pleno Império Português na colônia brasileira, ficava repetindo umas conversas sobre independência de Minas Gerais, que ouvira de alguns oficiais e acadêmicos com quem bebia de vez em quando. Ele era todo animado com essas ideias. Tudo isso fez com que sua pontuação fosse sempre baixa na época das promoções. Nunca passou do primeiro posto. Ficou chateado com isso e acabou saindo da Força militar.



Alferes Tiradentes: óleo/tela, José Wasth Rodrigues, 1940.


Mas as ideias continuavam fervilhando na cabeça do Joaquim. E a turma da elite, sabendo que o cara tinha uma coragem que beirava à loucura, continuou botando pilha nele. Era o único pobre nas reuniões dos inconfidentes.  Isso desagradava um certo coronel Joaquim Silvério dos Reis, que ainda via o Joaquim como um alferes. Pois não é que esse coronel acabou traindo todo o movimento e entregou o Tiradentes?!

O nosso Joaquim nem acreditou quando o pegaram. Ele era o "peixe pequeno" dos inconfidentes... Para variar, o sistema penal pegou o mais pobre... Mas logo o nosso herói entrou no lance. Se queria ser famoso, era agora ou nunca. Resolveu assumir a culpa dos colegas da turma, que tiveram suas penas diminuídas por conta da loucura do Joaquim. Foi enforcado e cortado em pedaços no dia 21 de abril de 1792. A sentença dizia que ele havia sido o primeiro a suscitar as ideias de República, formando o que chamou de “discursos sediciosos”.

Despojos de Tiradentes: Obra de Cândido Portinari

Por conta da coragem, da importância dada à execução do pequeno Alferes e da necessidade de heróis para a República, a história do Joaquim foi resgatada e ele hoje é Tiradentes, patrono cívico do Brasil e das polícias brasileiras. Acabou ficando famoso... Virou herói nacional".


Agora o Policial Pensador pergunta: O que aconteceria, nos dias de hoje, se surgissem policiais com o mesmo "estilo Tiradentes" e resolvessem contestar o sistema político, em busca de mais liberdade e democracia? 

#Compartilhar:

Sem Comentario to " De mero Joaquim a herói das polícias: um conto sobre Tiradentes. "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››