Policiais políticos são conservadores? Confira entrevista com o capitão da PM que se tornou o deputado estadual mais votado do Ceará.

Após as últimas eleições, ocorridas no dia 05 de outubro de 2014, cresceu o número de policiais eleitos deputados estaduais e federais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15 policiais e ex-policiais foram eleitos deputados federais e outros 40 conseguiram assento nas assembleias legislativas estaduais.

Militantes de Direitos Humanos temem que esse aumento na chamada “bancada da segurança” assuma contornos conservadores, com a colocação em pauta, em âmbito nacional, de temas como a redução da maioridade penal e o armamento da população civil.

No estado do Ceará, o deputado estadual mais votado da história (194.239 votos) é Wagner Sousa, um capitão da reserva da Polícia Militar do Ceará. Além de conseguir tal feito, o mesmo conseguiu também transferir parte de seus votos para eleger Cabo Sabino como deputado federal.

O Policial Pensador procurou o Capitão Wagner para conhecer uma parte de seu pensamento e propostas para o delicado campo da segurança pública.

Policial Pensador: O senhor foi eleito com uma quantidade recorde de votos no Ceará. A que deve esse expressivo resultado?
Capitão Wagner: Ao nosso trabalho como: vereador de Fortaleza, professor e presidente da Associação dos Profissionaisde Segurança; também em virtude da nossa militância voluntária, a vontade da população por segurança pública de qualidade também contribuiu muito e, finalmente, aos profissionais de segurança que estão cansados da falta de representação política.

Policial Pensador: O senhor acha que os policiais da ativa, em sua folga, podem se envolver com a política eleitoral? A representação política é um bom caminho para a melhoria das instituições policiais?
Capitão Wagner: Todo e qualquer trabalhador tem o direito de se posicionar em relação a sua opção política, desde que isso não atrapalhe o exercício da sua função. Recentemente, os delegados de polícia anunciaram seu apoio ao candidato do governo e nem por isso houve retaliação, mas os policiais militares que se pronunciaram em apoio aos candidatos a deputado estadual e federal que fazem parte da categoria estão respondendo a inquérito policial. Vivemos definitivamente em uma ditadura no Ceará. (Saiba mais sobre o caso aqui).

Policial Pensador: Alguns analistas observam que as bandeiras levantadas por parlamentares policiais são, em geral, conservadoras. O que o senhor acha disso?
Capitão Wagner: Os analistas deveriam se aprofundar um pouco mais no tema. Eles tiram suas conclusões baseadas em um pequeno grupo conservador que é a favor do militarismo, que é contra o direito das minorias. Os novos parlamentares eleitos, inclusive pelo PSOL, caso do Cabo Daciolo do Rio de Janeiro,  têm novas ideias e são contra a repressão. (Veja vídeo em que Cabo Daciolo declara apoio a Cap Wagner aqui) Eu, por exemplo, procurei como primeira opção partidária o próprio PSOL, que não me deu nenhuma bola.

Policial Pensador: O senhor acredita que a redução da maioridade penal é o melhor caminho para a redução da violência?
Capitão Wagner: Definitivamente não é o melhor caminho. O melhor caminho é o investimento em educação, no social, na preparação dos jovens, ocupação dos tempos ociosos com atividades culturais de lazer e esportes, bem como com a profissionalização destes. Não concordo, porém, que homens com 17 anos cometam todo e qualquer abuso como ocorre hoje sabendo da impunidade que lhes ampara. Devemos efetivar as medidas protetivas, punitivas e de ressocialização que estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A lei é muito bonita, porém não é efetivada por falta de fiscalização dos órgãos competentes.

Policial Pensador: E sobre a desmilitarização das forças de segurança pública, qual a sua opinião?
Capitão Wagner: Totalmente a favor: precisamos de uma polícia estadual única e forte que realize o trabalho preventivo e repressivo, investigativo e ostensivo, sob uma liderança única, com a mesma doutrina, com policiais qualificados, bem remunerados com garantia de uma carreira que possibilite tranquilidade funcional.

No dia 29 de setembro de 2011, Cap Wagner Sousa assumiu uma vaga de deputado estadual, ainda como suplente. Na foto acima (arquivo pessoal do entrevistado), o Deputado faz seu primeiro discurso, ainda com o uniforme (descaracterizado como tal) de gala da Polícia Militar do Ceará.

Policial Pensador: O senhor pensa em ser governador de seu estado? 
Capitão Wagner: O sonho de qualquer jogador é chegar à Seleção Brasileira e todo político que se preze sonha em ocupar o cargo de chefe do Executivo. Penso sim, mas acho que tudo deve ocorrer no tempo certo.

Policial Pensador: Muito obrigado!



#Compartilhar:

Sem Comentario to " Policiais políticos são conservadores? Confira entrevista com o capitão da PM que se tornou o deputado estadual mais votado do Ceará. "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››