Ensino a distância: revolução no ensino da Polícia Militar do Ceará

A partir do dia 18 de maio, a Academia Estadual de Segurança Pública do estado do Ceará (AESP|CE) iniciará um novo período na formação dos policiais militares. Pela primeira vez na história do estado, haverá um Curso de Habilitação a Sargento PM realizado completamente através do ensino a distância. (Veja mais aqui)

Esse mudança histórica foi possível graças à expertise adquirida ao longo de 10 anos de cursos ofertados pela SENASP, que já fazem parte do cotidiano de atualização profissional de profissionais de segurança pública de todo o Brasil. Há uma grande variedade de cursos, todos de excelente qualidade. (Faça sua inscrição aqui até o dia  17 de maio)

O Policial Pensador pediu que a responsável pela implantação dos cursos de atualização de   profissionais de segurança pública através do EAD na AESP|CE, professora Neyla Santana, desse seu testemunho, contando um pouco da trajetória desde sua chegada à Academia, em 2010, até os dias atuais.


O relato da professora pode ser conferido abaixo.

Em 2010, ao chegar à Academia Estadual de Segurança Pública – AESP|CE para atuar como Orientadora da Célula de Ensino a Distância, não imaginava as dificuldades que eu enfrentaria para desenvolver um trabalho sério e de qualidade no tocante à formação dos profissionais de segurança pública do Ceará.

Em muitas das inúmeras conversas que tive com diversos profissionais de todas as vinculadas da SSPDS, as insatisfações expostas pelos policiais militares me chamavam mais a atenção. Durante dias, meses, perguntei-me como poderia de alguma forma ajudar aqueles profissionais. Esse questionamento tomava conta dos meus pensamentos e de tanto ouvir, um dia tive a ideia de inserir a Educação a Distância (EAD), modalidade de ensino em franca expansão no Brasil, nos cursos de ascensão dos profissionais de segurança pública.

Minha compreensão era que o profissional poderia se qualificar, especialmente os lotados no interior, sem ter que deslocar para a capital, o que ainda gera um elevado custo para as instituições. Foi então que elaborei um projeto e apresentei a vários gestores da segurança pública. Muitos riram de mim, disseram que EAD “não prestava”, que não iria funcionar, dentre tantas outras dificuldades. Mas eu sabia que a resistência era pelo simples fato deles não conhecerem a forma de estruturação de um curso EAD, existia uma grande falta de conhecimento e a crença de somente o ensino presencial funcionava.

O tempo foi passando e ouvi muitos “NÃO”. Foram muitas portas fechadas, mas ao mesmo tempo, eu tinha a certeza que não poderia desistir. Diante de uma crise institucional, a Polícia Militar do Ceará hoje se depara com a EAD como sendo a única alternativa viável de habilitar os policiais para a ascensão na carreira. Depois da Polícia Civil e da Perícia Forense aderirem à EAD na formação continuada de seus profissionais, chega a hora da PMCE.

Diante da previsão da maior promoção da história da corporação, a EAD surge como sendo a melhor alternativa para atender ao grande número de policiais beneficiados com a alteração da Lei de Promoções aprovada esta semana pela Assembleia Legislativa do Ceará.

Mesmo com uma gigantesca dificuldade de encontrar profissionais capacitados para atuar com EAD, pois as pessoas ainda não acordaram para a necessidade de conhecer e aprender a lidar com as inúmeras especificidades da EAD, assumo este desafio como missão.

Certamente muitas serão as críticas e reclamações, mas também sei que são muitos os que apoiam a ideia. A EAD entra como sendo uma revolução no ensino da Segurança Pública, vindo a ser a “salvação” para aqueles que há tempo esperam ter seu direito à promoção ser efetivado, além de ser um fator que irá contribuir para uma mudança cultural da corporação.

Neyla Santana
Orientadora da Célula de Ensino a Distância


O Policial Pensador parabeniza o estado do Ceará, especialmente a AESP|CE, pela experiência do ensino a distância, vislumbrando aí um importante passo em direção a uma formação de profissionais de segurança pública cada vez mais técnica e em sintonia com os novos tempos; fazendo uso das tecnologias educacionais, com foco em conteúdos e na autonomia do aluno. 

#Compartilhar:

Sem Comentario to " Ensino a distância: revolução no ensino da Polícia Militar do Ceará "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››