Filmes para pensar: Os Militares da Democracia.

Você acha que é difícil nadar contra a corrente? Que é justificável ou compreensível quando um policial ou militar obedece ordens que, ainda que escritas e fundamentadas, são injustas? Você arriscaria seu emprego em nome daquilo que acredita ser a justiça? Pois você precisa conhecer a história dos Militares da Democracia.

Militares da democracia: um filme de Silvio Tendler (2014)

O filme “Militares da democracia: os militares que disseram não”, de Silvio Tendler (2014),  conta a história daqueles que, durante o golpe de Estado realizado no Brasil em 1964, colocaram-se contra as forças majoritárias e golpistas das Forças Armadas e, por isso, perderam suas carreiras, suas liberdades e até mesmo suas vidas. São dezenas de praças e oficiais das três Forças Armadas e também das auxiliares, cujas histórias são contadas através de testemunhos, entrevistas, documentos e depoimentos.

É emocionante e inspirador saber que, mesmo em tempos tão sombrios da história brasileira, havia militares esclarecidos e corajosos nos diversos postos e graduações. Eram os verdadeiros patriotas e defensores do povo desarmado.

Não deixe de ver, após os créditos finais do filme, um trecho extra em que Tendler visita, no Rio Grande do Norte, o ex-Fuzileiro Naval Raimundo Nonato Barboza. Durante o período do regime, ao participar uma guarnição encarregada de reprimir uma reunião do sindicato dos metalúrgicos, ele foi o primeiro a depor as armas e se juntar aos grevistas, com outros 25 praças, sendo por isso mesmo expulso e perseguido.

O filme é uma grande homenagem àqueles heróis e merece ser visto por todos os que acreditam que ainda é preciso lutar e se indignar com as injustiças.


#Compartilhar:

Sem Comentario to " Filmes para pensar: Os Militares da Democracia. "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››