Regulamentação da maconha completa um ano no Colorado, Estados Unidos. Veja a opinião da polícia local.

Em 1971, o presidente estadunidense Richard Nixon decretou “guerra às drogas”, tendo os Estados Unidos, até o ano de 2011, gasto aproximadamente US$ 2,5 trilhões  e prendido mais de 40 milhões de pessoas,  a maioria negros e pobres, por delitos relacionados com o denominado narcotráfico e por posse de substâncias ilícitas. (Veja reportagem completa sobre os 40 anos da “guerra às drogas” aqui).

No entanto, na última década, uma série de acontecimentos e debates está mudando a forma de tratamento dessa questão no mundo. A política sobre drogas está em transformação. 

Nos Estados Unidos, o caso mais emblemático é o do estado do Colorado.

Desde o dia 1º de janeiro de 2014, o estado regulamentou a maconha em seu território. Ou seja, houve a descriminalização do entorpecente, desde a produção até o comércio e o consumo, tudo devidamente controlado pelo poder público. (Veja 10 fatos sobre a legalização da maconha no Colorado aqui)

Os resultados são impressionantes e reveladores. A polícia local, ao ser entrevistada pelo jornal The Independent, revelou que “não houve grandes mudanças”, não havendo um impacto significativo na saúde pública, na criminalidade ou no desemprego pelo estado. O que aconteceu, segundo ele, foi um aumento na criação de postos de trabalho. Além disso, caíram os índices de direção alcoolizada, crimes contra o patrimônio e violência em geral. (Veja a matéria aqui)

Outra reportagem dá conta de que apenas neste primeiro ano, o estado já arrecadou 50 milhões de dólares em impostos, podendo até mesmo ter que devolver dinheiro aos contribuintes (Veja aqui).
Brasão do Departamento responsável pela controle da Maconha no estado do Colorado.

O Policial Pensador acredita que é possível acabar com a guerra às drogas que, na verdade, é uma guerra contra os mais pobres. É preciso tirar da esfera criminal o tratamento da questão sobre drogas, pois o sistema penal já se mostrou ineficaz na resolução do problema, sendo, ao contrário, um elemento produtor de criminalidade.

Regulamentação, educação e campanhas de saúde pública são os caminhos para a redução do consumo de drogas no país, assim como foi feito com o tabaco.


Conheça os Agentes da Lei Contra a Proibição (LEAP – BRASIL), cuja finalidade “é reduzir os inúmeros e danosos efeitos colaterais resultantes da guerra às drogas e diminuir a incidência de mortes, doenças, crimes e dependência, pondo fim à proibição das drogas”.




#Compartilhar:

Sem Comentario to " Regulamentação da maconha completa um ano no Colorado, Estados Unidos. Veja a opinião da polícia local. "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››