Livros para pensar: revista Discursos Sediciosos.


"Mostra-se que, entre os chefes e cabeças da Conjuração, o primeiro que suscitou as ideias de República foi o réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, Alferes que foi da cavallaria paga da Capitania de Minas, o qual há muito tempo tinha concebido o abominável intento de conduzir os povos daquella Capitania a uma rebelião, pela qual se subtrahissem da justa obediência devida à dita Senhora [D. Maria I de Portugal], formando para este fim publicamente DISCURSOS SEDICIOSOS".
(Acórdão de 18 de abril de 1792, que condenou Tiradentes, nos autos da Inconfidência Mineira)

O texto acima serve como epígrafe da revista Discursos Sediciosos, uma publicação que, desde o ano de 1996, funciona como lugar de encontro daqueles que não se renderam e lutam contra o que Loïc Wacquant denominou "populismo penal", hoje presente em políticas públicas de direita e de parte da esquerda, bem como nos grandes meios de comunicação, cujas mensagens são de barbárie e de transformação de sentimentos de vingança em  argumento do sistema penal.

O periódico, editado pelo Instituto Carioca de Criminologia, é dirigido pela Professora Vera Malaguti Batista e tem em seu conselho editorial nomes importantes como Eugenio Raúl Zaffaroni, Loïc Wacquant, Nilo Batista e outros que fazem dessa publicação uma das mais nos debates sobre criminologia, sistema penal, polícia e política de segurança pública do Brasil.

Capa da edição 21/22 da revista Discursos Sediciosos

A edição de número 21/22, referente aos dois semestres do ano de 2014, acaba de ser lançada e traz entre os artigos publicados um de autoria de Anderson Duarte, tenente da Polícia Militar do Ceará e um dos editores do Policial Pensador.  O título do artigo é: Polícia, empresa e educação: problematizando o modelo “Tropa de Elite”, onde verifica “como as relações entre a polícia e as táticas empresariais tem se estabelecido, tendo como ponto de contato as estratégias e políticas de subjetivação, notadamente o marketing”.

O Policial Pensador recomenda a revista Discursos Sediciosos (acesse aqui) e se alegra com a grande honra alcançada por nosso editor. 

#Compartilhar:

Sem Comentario to " Livros para pensar: revista Discursos Sediciosos. "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››