Coronel da PM fala sobre a necessidade de modernização e humanização da Polícia Militar

No dia 19 de maio de 2015, foi realizada uma audiência pública, organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O Coronel Ibis Silva Pereira, chefe de gabinete do comando geral da PMERJ, foi chamado para falar e fez um desabafo.

Segundo o coronel, o modelo de justiça criminal atualmente executado no Brasil foi herdado da ditadura instituída em 1964, frisando o oficial que, por conta desta política fracassada, a cada 10 minutos uma pessoa é assassinada no Brasil, tendo o país mais de 50 mil homicídios dolosos e 140 mil estupros por ano.

Ainda segundo o Coronel Ibis, A polícia militar precisa passar por dois desafios importantes: modernizar e humanizar a instituição.

“A Polícia Militar foi empurrada para a guerra!”, disse. Primeiro, na época da ditadura, a guerra contra o inimigo que seria o suposto subversivo; depois, quando a polícia sai da ditadura, é colocada em outra guerra, a qual o coronel chama de “maldita guerra às drogas”. Nesta, o “inimigo” agora é o "traficante de drogas".

Nos anos 1990, houve a pior época dessa guerra no Rio de Janeiro, quando o estado chegou a ter 56 mortos por 100 mil habitantes. Nesse período, diz o coronel, eram entregues fuzis a “meninos de 25 anos”,  que eram empurrados para subir o morro, matar e morrer na favela.

“Esta guerra não vai ser vencida com fuzis. Uma política de segurança pública não pode ser centrada na guerra. É preciso acabar com essa insanidade da guerra às drogas”, falou de maneira emocionada o brilhante Coronel.

Coronel PM Ibis Pereira, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O coronel aposta ainda na prevenção como alternativa à penalização e fecha seu discurso afirmando que reduzir a maioridade penal é abrir mão dos nossos adolescentes.

O Policial Pensador já havia elogiado o Coronel Ibis por outro discurso (veja aqui) e se declara um grande admirador deste oficial, mais uma vez. É de policiais pensadores assim que precisamos em todas as corporações do Brasil.

Veja o video abaixo.




#Compartilhar:

Um comentário to ''Coronel da PM fala sobre a necessidade de modernização e humanização da Polícia Militar"

Comentarios
  1. É muito bom ver um policial (militar, ainda por cima) com estas palavras. parabéns à ele.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››