Equoterapia: a cavalaria da PM a serviço da saúde

A convite do Policial Pensador, a tenente Nara Fernandes escreveu um belo artigo sobre as atividades do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará, coordenado por ela. A equoterapia, segundo projeto de lei que está em vias de aprovação no Congresso Nacional, é “o método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência”.

Confira abaixo o artigo da tenente Nara:

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará teve sua criação por volta de 1995, onde funcionava ainda timidamente com uma pequena equipe no quartel do Regimento de Polícia Montada Cel. Moura Brasil, situado no Cambeba. O Centro foi criado inicialmente com o objetivo de atender policiais militares e seus dependentes, que tivessem necessidade da terapia com o cavalo. Alguns anos depois acabou extinto, sendo reinaugurado no ano de 2007, já com a composição que apresenta nos dias de hoje.

Equipe da Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (Fotos: Ten Nara Fernandes)

Formado por uma equipe multidisciplinar composta por uma psicóloga, uma assistente social, uma fisioterapeuta, uma pedagoga, um educador físico e vários policiais militares, que auxiliam nas atividades com o cavalo, o Centro atende atualmente 45 praticantes com os mais diversos diagnósticos, sendo a paralisia cerebral, a síndrome de down e o autismo as principais. O tratamento, que chega a custar em torno de R$ 300,00 a mensalidade, com uma sessão por semana, é realizado na Cavalaria sem nenhum custo para as famílias atendidas.

A terapia com o cavalo permite que o praticante desenvolva, através do auxílio do animal,  suas limitações ou deficiências de ordem motora, cognitiva e/ou social.  O cavalo possui, quando se locomove ao passo, um movimento tridimensional, semelhante ao do ser humano ao caminhar, permitindo que o cérebro do praticante seja estimulado nesse sentido, fazendo com que o corpo simule e reproduza esse movimento. Além disso, tanto o contato com o cavalo quanto a prática da equitação desenvolvem no praticante características positivas no que tange a auto-estima, a sociabilidade e a segurança.

Equipe da Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (Fotos: Ten Nara Fernandes)

O Centro de Equoterapia da Cavalaria, hoje, funciona sem nenhum convênio, dependendo o seu funcionamento exclusivamente da Polícia Militar do Ceará, através do custeio das instalações, da manutenção dos cavalos e da contratação dos profissionais terceirizados que compõem a equipe multidisciplinar. Os policiais militares, que são a grande maioria dessa equipe, inclusive, trabalharam voluntariamente durante quase toda a existência do referido Centro, aliando as suas atividades rotineiras de Policiamento Montado no quartel da Cavalaria às horas que dedicavam por dia às sessões de terapia com os praticantes.

A evolução no tratamento dos praticantes do Centro, que hoje é referência na terapia com cavalos dentro do Estado do Ceará, é comprovada facilmente através das avaliações semestrais que sua equipe realiza, o que mostra a eficiência do tratamento e a excelência do trabalho desempenhado por seus profissionais.

Em meios a tantas notícias de corrupção, de mau uso do dinheiro público, de vergonha e decepção diante dos nossos governantes democraticamente eleitos, o exemplo do Centro de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar do Ceará, que vem resistindo e se aprimorando ao longo dos anos, realizando um trabalho muito além do que a sociedade espera de um quartel de polícia e  acreditando na importância da responsabilidade social de todo cidadão que tem o dever de contribuir positivamente com a sociedade a qual pertence, vem permear a nossa alma de esperança na figura do ser humano como ser transformador do meio em que vive.

Equipe da Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (Fotos: Ten Nara Fernandes)
 O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no quartel do Regimento de Polícia Montada Cel. Moura Brasil, na Av. Washington Soares, nº 7250, Cambeba, Fortaleza-Ce. Os contatos podem ser feitos através de sua página na Internet, pelos telefones (85) 3101.3581 / 3101.3582 ou no próprio endereço.


#Compartilhar:

Sem Comentario to " Equoterapia: a cavalaria da PM a serviço da saúde "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››