Chefes de polícia querem reduzir encarceramento nos Estados Unidos

Chefes de mais de 130 departamentos de polícias dos Estados Unidos lançaram ontem, 22/10, a “Law Enforcement Leaders to reduce crime and incarceration”, uma associação que quer reduzir, ao mesmo tempo, o crime e o encarceramento no país. Para isso, reivindicam mudanças na lei e nas práticas policiais, a fim de construir um sistema de justiça criminal mais inteligente, forte e justo.

No texto em que fala de sua missão, a associação revela a crise pela qual passam os Estados Unidos da América. Atualmente, o país conta com 5% da população mundial e 25% dos encarcerados do mundo. Caso a população encarcerada formasse um estado, seria o 36º mais populoso. Atualmente, existem 50 estados norte-americanos. 


Ainda segundo o texto, muitas pessoas estão atrás das grades desnecessariamente, o que levou os gastos com o sistema carcerário estadunidense a um aumento de 400% ao longo de 30 anos. Esse orçamento, diz a associação, poderia ter sido melhor utilizado em políticas de segurança mais inteligentes, reinserção social, tratamento mental e sobre drogas para aqueles que precisam.

A associação é um projeto do Brennan Center for Justice da Faculdade de Direito da Universidade de Nova York (NYU School of Law). Entre os membros, um deles é inusitado: William Bratton, ex-chefe de polícia em Nova York e idealizador do programa Tolerância Zero, responsável pela grande onda de encarceramento na década de 1990 nos Estados Unidos. (Saiba mais sobre o Tolerância Zero aqui).

William Bratton
O Policial Pensador se alegra com a iniciativa e torce para que a Associação siga e proponha caminhos inovadores para a segurança pública daquele país. Aqui no Brasil, programas como o Tolerância Zero, já reconhecido como fracasso no país de origem, ainda são alardeados como solução para os problemas de segurança pública do país. Além disso, a “guerra às drogas”, o endurecimento de leis penais e o encarceramento em massa seguem de forma insana, o que nos deixa já com a 4ª maior população carcerária do mundo.

É preciso mudar... Policial é para pensar!




#Compartilhar:

Sem Comentario to " Chefes de polícia querem reduzir encarceramento nos Estados Unidos "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››